bate-boca saudável

Longe de mim criar um blog para impor opiniões, doutrinas e ideologias. É fato que quem escreve sobre assuntos polêmicos deve assumir uma posição e defendê-la arduamente, considerando as contra-argumentações recebidas como fonte de repertório e não de possíveis desavenças. Todos que se interessarem são bem-vindos

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Alegria: as bruxas continuam soltas...

Quando Mario Sérgio Cortella, em "Não nascemos prontos", fez um brilhante ensaio filosófico e o entitulou 'Alegria: as bruxas continuam soltas...' se deteve a expor as mazelas de um mundo extremamente célere, materialista e racionalista. O título remonta um cenário na idade média em que eram considerados 'bruxos' os que preservavam tradições ritualísticas que não condiziam com as práticas católicas. Eram perseguidos e , com consentimento dos cidadãos, que tinham seus juízos induzidos, mortos - geralmente as execuções aconteciam em praças públicas, os autos de fé, que contribuíam para a intimidação popular. Tinham muita legitimidade por propagarem virtudes, príncipios e valores; no entanto, pedófilos, frequentadores de prostíbulos, estelionatários - já que cobravam dízimos e indulgências para garantir um lugar no "céu" - eram em grande número constituintes das dioceses. Isso transposto a conjuntura atual parece muito com o discurso dos militantes esquerdistas. Doutores em aparentar ser, arrecadam votos de cabresto pelas esmolas públicas e restituem os autos de fé nos debates políticos, quando ameaçados por uma oposição mais entendida - e as demagogias massificantes garantem o sucesso dos inquisidores. Suas propostas humanitárias e comunitárias, além de falsas, mesmo no papel confundem o imaginário com o real: o povo acostumado em transgredir as barreiras da abstração (novelas, programas de auditório), as muitas idéias que não podem se materializar - bastando conhecer o mínimo sobre a filosofia platônica e suas discidentes, tem-se claro que poucos conceitos podem se constituir integralmente e nenhum por meio das matemáticas - acabam ganhando fôlego pela alienação social. O problema é que as bruxas estão se extinguindo; nem mais caladas mas cansadas.

2 comentários:

  1. Antecipando clima das eleições UDHSUIHDUISA

    ResponderExcluir
  2. A alienação é fato, e o que enfurece é que as bruxas ou nós que tentamos fazer o papel de 'não-alienação' somos queimados vivos e julgados.

    ResponderExcluir