bate-boca saudável

Longe de mim criar um blog para impor opiniões, doutrinas e ideologias. É fato que quem escreve sobre assuntos polêmicos deve assumir uma posição e defendê-la arduamente, considerando as contra-argumentações recebidas como fonte de repertório e não de possíveis desavenças. Todos que se interessarem são bem-vindos

domingo, 24 de janeiro de 2010

A obra.


Construir um país é como fazer uma obra, basicamente. Dentro da minha ignorância, é facil perceber os pilares, armações; enfim, a arquitetura da obra. As máquinas da construção são mais escondidas; ficam nos bastidores - tem menos comprometimento. Por último e não menos importante, os dirigentes. Engravatados ou não, trabalham com o mais abstrato; têm, por certo, a obrigação de garantir a competência, eficácia. Perfeito, esclarecido isso, vamos à questão. Desenvolvimento. O que isso acarreta no social me interessa - e muito. Todas as peripécias das nações refletem na comunidade, só que de forma mais prática. As revoltas do povo, nesse mesmo plano, são intrigantes. As greves sindicais, por exemplo, têm a face marcada por rebeldia nos países desevolvidos. De uma forma geral, os nativos são mais especializados e organizados; mas uma multidão de estrangeiros se oferece por pouco - quase nada. A empresa (máquinas) recorre ao Estado (dirigentes) , e, num acordo bem neo-liberal, varrem os injúriados para debaixo dos escombros. Ruim?! Conhece o Brasil? Então, peguei esse para representar os subdesenvolvidos. No hesmifério norte, os pilares de sustentação têm mais força e acabam passando por cima de alguns valores. Já no hemisfério sul, ao ouvir-se o eco dos discursos eco-românticos, anti-opressores, anti-discriminadores, anti...(?), as estruturas se abalam fortemente. E funciona assim: louva-se as greves, palestras libertárias a fim de salvar o povo da opressão burguesa. As empresas perderam força; o Estado , que tem funções específicas, se confunde com o operariado, tem sua mentalidade - literalmente. Isso prova que rever os conceitos mais básicos de uma construção ajuda a evitar desmoronamentos.

2 comentários:

  1. Existem pessoas que, infelizmente, nasceram com uma oratória capaz de provocar diversos surtos de ilusões. E em muitos casos, tais palavras bastam para acabar com quaisquer que sejam as possíveis revoltas.

    A propósito, tu também foi afetado pelas paredes. hahahaha

    ResponderExcluir
  2. É verdade vc tem um pensamento muito e inteligencia show fico feliz de saber que passa esses conhecimentos a outras pessoas pois,Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global.

    ResponderExcluir