bate-boca saudável

Longe de mim criar um blog para impor opiniões, doutrinas e ideologias. É fato que quem escreve sobre assuntos polêmicos deve assumir uma posição e defendê-la arduamente, considerando as contra-argumentações recebidas como fonte de repertório e não de possíveis desavenças. Todos que se interessarem são bem-vindos

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Complexo dos jegues.


Aproximam-se datas importantes para mim... Hora de falar um pouco do meu mundo. Soa-me estranho ver pais engenheiros, médicos, advogados educarem mal seus filhos; todavia, acontece. A culpa não é dos "pestinhas", não mesmo! Se eles tiram 10 na prova, leêm um livro dificil, se interessam num trabalho recebem um baita abraço, uma mesada maior, mais tempo para se "divertir". Mas quando ganham um campeonato esportivo, uma gincana são elevados a mestres, merecedores de um imenso jantar e do videogame de ultima geração. E porquê? Claro que esportes são importantíssimos não só para saúde, mas para interação com os colegas; porém, não ganham nenhum pouco das conquistas intelectuais. Deviam saber os bem-sucedidos pais, que - na maior parte das vezes- investiram noites em claro , debruçados em livros para se estabelecer profissionalmente. Apesar disso, em vez de estimularem os filhos a já se prepararem para a grande concorrência da vida, preferem divinizar e alongar os minutos de "fama" do "filhotinho", que, várias vezes, está em dívida com as obrigações escolares. O Bullying, resposta a essa distorção dos méritos, geralmente acontece com quem não é apto a prática de exercícios físicos , não tem o corpo estereotipado da televisão, ou prefere se deter a atividade intelectual. No último caso, são denominados "nerds". Se for os três está perdido nas relações sociais na escola. Até por parte dos professores, que, se não se adaptam aos valores "modernos", recebem um tranco da direção, ameaçada de perder o aluno. É, não acaba por aí. Eles usam toda a imaginação e energia para dar um "jeitinho" de passar de ano e triunfar nos esportes, enquanto as "gatinhas" e os respectivos pais aplaudem de pé a atuação do prodígio jegue. Elas estão mais preocupadas com o salto alto, a sombra e o blush. Pequenos, pequenos. São pequenos sim, mãe e pai, mas diversão tem limite. Depois não exijam que passem no primeiro vestibular. Todo conhecimento precisa de um longo processo de reflexão e sedimentação.

4 comentários:

  1. Tem que colocar tudo pra jogar xadrez, problema de estratégia resolvido! haha Ah, mas eu acho que até certo ponto, tem que deixar. E quanto aos nerds, depois que começou a tocar 'Os seminovos - Escolha Já Seu Nerd' os problemas deles acabaram. hahaha

    ResponderExcluir
  2. O negócio é ser nerd e atleta ao mesmo tmepo. hahaah!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Estou na onda do brunno, haha. A prática de esporte não impede a criança de ter um desenvolvimento intelectual normal, muito pelo contrário estudos recentes, principalmente de grandes neurocientistas como Gomez, Mattson,entre outros, comprovam que atividade física estimula a plasticidade sináptica o que estimula a capacidade de aprendizado de um indivíduo. Esse ideal de atleta gostosão que se dá bem com as meninas gostosonas que são populares, é muito estereotipação americana, aqui no brasil a coisa é diferente, atleta aqui sofre...e sofre muito,não tem incentivo, muitas vezes passa por dificuldade para manter um ritmo de treinamento (pq tem que trabalhar, por falta de dinheiro, incentivo governamental enfim) repara em um pan, em uma olimpíada toda vez que um atleta brasileiro soube no pódio, se desmancha em lágrimas, e repara ainda mais, isso não acontece com atletas de outros países( é claro que tem a emoção, mas não tem o exagero brasileiro). Além disso o grande mal está na forma como se prepara e induz a criança ao esporte de competição, e não na sua prática em si. Digo isso por experiência própria, sempre fui atleta e competi, e isso não me impediu de forma alguma, a desenvolver minhas capacidades intelectuais(entre outras capacidades), assim como de grandes amigos meus. Sou totalmente contra inibir o desenvolvimento físico das crianças, visto que este ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO AO INTELECTUAL, e digo isso com propriedade pois é exatamente esse complexo fisiológico do sistema nervoso que é o meu objeto de estudo. Embora admito que tudo que é em excesso é prejudicial, inclusive a prática de esporte (engana-se quem pensa que atleta de alto rendimento é um ser saudável), a formação de uma criança com a prática de esporte ativa, alinhada a estimulo de aprendizagem, e uma boa dieta, é o ideal para um desenvolvimento intelectual, físico e comportamental pleno em saúde. O vestibular não é apenas um prova intelectual, e de resistência física, e psicológica, mas essa é outra discussão. :)

    ps. Bom, é minha opinião (apoiada na literatura e vivência própria), e acho que o intuito do blog é justamente esse discutir e desmistificar, fico contente com o espaço e com seus textos que são muitos bons, críticos, ácidos e incrívelmente provocantes, esses são os melhores. Parabéns.
    :D

    ResponderExcluir
  4. Mas não tiro em nenhum momento sua razão. A sua opinião, evair, está totalmente condizente com meu texto. Esportes são ótimos quando gerenciados de forma certa e aliado a competência intelectual. Não me entenda mal; quero salientar aqui as distorções que fazem desse bem essencial que é o esporte. Aliás, jogo tênis e futebol há anos. Obrigado pelos esclarecimentos, mas penso estarmos falando a mesma língua : correlação entre as atividades.

    ResponderExcluir